11/11/2020

Tomada de posse dos órgãos sociais para o mandato 2020/2021

No passado dia 5 de novembro de 2020, por volta das 14H30M, tomaram posse os novos órgãos sociais da Associação Académica de Direito da Universidade Católica Portuguesa, no Auditório 2, do Edifício da Faculdade de Direito, numa cerimónia com lotação limitada e transmissão via Zoom.

De modo a colmatar as limitações extrínsecas à realização de uma cerimónia presencial aberta a toda a Comunidade Académica, a Associação disponibiliza a transcrição integral do discurso de tomada de posse da Presidente da Direção empossada, Inês Gonçalves Elias.

Há 32 anos, 351 alunos do curso de Direito reuniram-se em Assembleia Geral. Dessa Assembleia Geral, nasceu a Associação Académica de Direito.

Há 1 semana, 539 alunos da Faculdade de Direito encontraram-se nas mesas de voto para renovar o compromisso assumido há pouco mais de três décadas – o de criar uma Associação representativa de todos os seus membros.

Todavia, a realidade que conhecemos hoje em muito diverge da realidade vivida em 1988.

Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos trouxeram-nos a generalização da internet, os smartphones, os computadores portáteis, enfim, toda uma panóplia de invenções que vieram elevar a qualidade de vida de cada um de nós. Com isto, nasceram também novas preocupações com a ciber-segurança, com a proteção de dados, com a desinformação, com o ambiente e com o ressurgimento de movimentos extremistas, como os que cobardemente vandalizaram as instalações da Universidade Católica na passada sexta-feira com mensagens inaceitáveis em pleno século XXI.

A toda esta nova complexidade acresceu, este ano, uma pandemia, que veio alterar toda a familiaridade da rotina, todos os paradigmas que em tempos demos como garantidos.

Hoje, 32 anos depois da fundação da Associação, assumimos o desafio de a repensar, de aproveitar a herança dos nossos antecessores, de construir a herança dos que serão nossos sucessores, de garantir que o compromisso assumido a 18 de maio de 1988 continua a ser firmemente honrado, pese embora todas as condicionantes que naturalmente surtirão efeito neste mandato.

Assim, resta-me agradecer, em nome dos membros da Direção agora empossados, a todos os Alunos pelo seu voto de confiança. A AAD nasceu, vive e viverá por vós.

Agradecer também a todos aqueles que nestes 32 anos de história contribuíram de uma maneira ou de outra para a nossa Associação, em especial, ao António Nunes que teve de enfrentar aquele que foi provavelmente o mandato mais difícil de que há memória.

Um grande agradecimento também a todos os membros agora empossados, que alinharam neste projeto de inovação e de revitalização de uma Associação que se viu fortemente afetada pelas restrições impostas pelo combate à pandemia. Vocês são o Futuro.

Por uma Associação de todos e para todos.

Viva a Associação Académica de Direito!

Os comentários estão fechados.

Associação Académica de Direito