Calcular a média?
Agora é fácil!

powered by

Antes de iniciares o download, algumas explicações sobre como obter o resultado correto!

Esta tabela está pensada para um aluno que acaba de chegar à Licenciatura, e, portanto, não tenha nenhuma cadeira feita. Desta forma, a tabela pode ser utilizada a qualquer altura da Licenciatura (a meio de um semestre, quando já se tem a nota de uma optativa, no fim do primeiro ano, a meio do terceiro, no fim da licenciatura) – se todos os passos a seguir enumerados forem seguidos, o resultado correto é garantido.

 

PASSOS OBRIGATÓRIOS

1. Preencher os espaços em branco da coluna “Cadeira” com o nome das cadeiras optativas realizadas.

2. Preencher os espaços em branco da coluna “ECTs” com o número de ECTs correspondente à cadeira em causa.

3. Preencher os espaços em branco da coluna “Nota” com a nota final da cadeira em causa, deixando em branco os espaços para a nota de cadeiras ainda não realizadas.

4. Na coluna “Ponderação”, substituir o valor “0” por “1” nas cadeiras às quais atribuíste uma nota no passo anterior.

 

PASSOS CONDICIONAIS

5. Se NÃO forem realizados, no mínimo, 60 ECTs por ano, substituir na coluna “Bonificação” o valor “0.5” pelo valor “0”, apenas nas cadeiras do ano em causa.

6. No caso dos alunos finalistas, há a possibilidade de fazer com que cinco cadeiras obrigatórias tenham um peso de 3 em vez de 1 no cálculo da média.  Assim, os alunos devem escolher que cadeiras querem que tenham maior peso na média e, na coluna “Ponderação”, substituir o valor “0” ou “1” por “3”.

7. Para cálculo da média final de curso, só são contabilizados 240 ECTs. Assim, os alunos finalistas devem verificar se no campo “Total de créditos ponderados” o valor é de 240 ECTs. Se for inferior, na conclusão da licenciatura, o aluno tem de realizar mais cadeiras, de modo a preencher os 240 ECTs. Se for superior, o aluno deve, na tabela, selecionar quais as cadeiras optativas que não quer que sejam contabilizadas na média e alterar o valor da sua ponderação para “0”, garantindo sempre que a soma total de ECTs seja de 240.